mar 30, 2009
Paula Rollemberg

[Dúvidas] O uso de enxaguatórios com clorexidina

enxaguatoriosMais dúvidas de leitores do Saudálito. Desta vez relacionada ao tema higiene bucal feita por um colega dentista, mas que pode ser aproveitada também pelo paciente:

Pergunta
Qual sua opinião a respeito do uso de enxaguatórios com clorexidina? E água oxigenada? Tem algum problema o uso contínuo?

Resposta
Os enxaguatórios com clorexidina devem ser utilizados com cautela, já que a mesma é bactericida e bacteriostática, permitindo que as bactérias patogênicas e não patogênicas sejam destruídas ao mesmo tempo, causando o desequilíbrio que não desejamos na flora bucal. Neste caso, não adiro ao uso indiscriminado deste enxaguantes, principalmente para a halitose. No caso da água oxigenada ela possui o benefício de desorganizar o meio em que vivem as bactérias anaeróbicas responsáveis pela saburra e o mau hálito, podendo sim ser utilizada como um fator coadjuvante a um possível tratamento de halitose.

Fonte da imagem: Vista endoscópica do esôfago – Flickr (<Deepa>)

Veja também:

  1. [Dúvidas] Cáseos e alimentação: há alguma relação?
  2. O uso dos mascaradores de hálito
  3. O uso do fio dental no tratamento de Halitose
  4. [Dúvidas] Qual a melhor saída para combater os cáseos: higienização ou cirurgia?

11 comentários

  • No outro dia, o meu dentista aconselhou-me a usar mais a pasta e o fio dental e a não abusar do elixir bucal, dizendo que não era adepto dos colutórios. Estranhei um bocado pois ainda por cima uso muito o elixir de manhã e depois de jantar. Perguntei-lhe porquê…e sem querer dizer-me acabou por confessar que a quantidade de álcool que alguns têm pode dar cabo da boca, a longo prazo. Na farmácia dizem-me que são completamente inofensíveis. Já não percebol nada…Sim ou não?

    • olah rodrigo faria… eu estou cursando odontologia pela UFC… e meu comentario sobre sua duvida eh que o uso de fio dental e pasta de dente com a escova eh o necessario para evitar a halitose… o uso de antiseptico bucal nao eh recomendado pelos dentistas devido ao seu conteudo alcoolico, ou seja, o alcool provoca uma desestabilizaçao da microbiota da cavidade bucal, provocando descamamento das celulas e até necrose tecidual com uso prolongado do antiseptico. Se vc quiser usar o antiséptico, procure uma marca que nao contenha alcool na sua composiçao. abraço.

  • A mim, o meu dentista disse-me que deitasse fora o frasco do Listerine ou que o desse de presente ao meu pior inimigo. Não falou nada de cancro, mas disse-me que era só álcool e que não fazia nada bem aos dentes.

  • Não estaremos todos a exagerar com este tema nos foros? É preciso ter cuidado ao falar sem apresentar fundamentos. Onde é que estão os dentistas que dizem que o uso dos elixires com álcool provoca cancro?

  • Olá Alcina! Concordo com vc que sempre deve existir o cuidado naquilo que deve ser dito aqui nos comentários, porém nada que está escrito sobre cancro é de autoria de profissional.
    É mero comentário que normalmente venho tirando, pq muitas das vezes é colocado só para causar burburinho entre os leitores.
    O conteúdo ideal e realmente pesquisado está nos posts e não escrito nos comentários.
    Eles não estão embasados científicamentes para sustentar nenhum tipo de verdade que venha trazer um benefício concreto a saúde do leitor do blog, porém a escolha é de cada um entende?.
    Abraços Paula

  • Encontrei uma notícia em espanhol que fala do tema e de umas investigações que se fizeram na Austrália. Deixo-vos o link http://foros.elsiglodetorreon.com.mx/foro.php?for…. Eu, para já deixo de usar o Listerine e acho que é gravíssimo que se fabriquem produtos prejudiciais para a saúde.

  • Obrigada pelo link, Rodrigo!
    Os enxaguatórios com álcool realmente causam um prejuízo a saúde bucal.
    À halitose ele provoca uma piora considerável, já que a queima que o álcool provoca nos tecidos da boca é enorme e ao ocorrer a descamação, os tecidos mortos se acumulam na língua junto com a saburra promovendo uma piora terrível no hálito.
    E a depender do uso frequente e da genética da pessoa, os tecidos que são agredidos frequentementes pelo álcool podem sofrer alguma modificação. Casos que estão sendo estudados e dependem sempre da predisposição genética da pessoa. Mas como nunca sabemos quem tem a presdisposição, cautela sempre é o melhor remédio.
    Abraços Paula

  • Agradecia a informação, Paula e Rodrigo! Eu uso bastante o colutório e quero saber colutórios com álcool, sim ou não?

  • Olá Alcina! O ideal é colutório sem álcool.
    E já existe no mercado, procure os que indicar na embalagem.
    Abraços Paula.

  • Não ví nada de respaldo científico no link que fala sobre uso de Listerine, não acredito que uma Empresa como a Johnson&Johnson se comprometeria, a comercializar um produto sem que tivesse segurança no uso. Pelo que sei, a Empresa está sempre realizando estudos e o produro é reconhecido pela Academia Internacional de Periodontia, pela ação bactericida que tem.
    É lamentável que as pessoas se deixem influenciar pela por propagandas negativas geradas por interessados em comercializar produtos sem alcool

    • Olá, Clara! Acredito que vc se conveceu rápido em olhar apenas uma informação. Se for da área odontologica, deveria pesquisar mais sobre o assunto. Se não for, recomendo que procure embasamento mais convincente do que se basear que uma marca famosa como a mencionada tem total controle disso ou daquilo. Nos EUA que são referência para estudos na área de saúde, já emitem informações contrarias a este tipo de comercialização. E se não sabe, marcas famosas e antigas de produtos que usamos diariamente, nem sempre estão pensando tão cuidadosamente em nós, como vc acredita. Não convenço ninguém, quem quiser continuar utilizando de produtos assim é de cada um. Para isso existe o livre arbítrio. No entanto, falo através de experiência clinica e estudos na área.
      Se quiser começar sua pesquisa, parta de um breve artigo que está neste site.
      Atenciosamente Paula Rollemberg
      http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306

Deixe seu comentário:

Saúde + Hálito


Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito, com informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções do sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Arquivos

Aproveite e leia também no blog Saudálito: