fev 16, 2009
Paula Rollemberg

Saliva artificial

Como foi comentado no post anterior, o desconforto causado pela baixa salivação (xerostomia) devido ao tratamento quimioterápico e radioterápico é enorme, mas tem solução. Para alguns casos, sobretudo os mais graves, se torna necessário o uso da saliva artificial.

A estimulação da saliva nem sempre irá trazer o conforto desejado pelo paciente. Por isso, uma saída é o uso da saliva artificial para lubrificação da cavidade bucal, melhorando a sensação de secura, a deglutição e a fala – isso sem mencionar o poder de ajuda na limpeza da cavidade oral.

A saliva artificial nada mais é do que um lubrificante oral, cuja finalidade é garantir de que o funcionamento da cavidade oral continue estável . Ela pode ser adquirida em farmácias de manipulação, farmácias convencionais ou solicitada em sites específicos na internet.

Sua consistência é a de um gel transparente sem cor e também sem sabor, normalmente à base de água e glicerina. Para quem não gosta da sensação do gel na boca, já existe a saliva artificial em spray que é nova no mercado e tem tido uma grande aceitação por quem já fez uso das de gel.

Fonte da imagem: Xerostom (exemplo de produto no mercado estrangeiro)

Veja também:

  1. Depressão = Xerostomia + Mau Hálito?
  2. A xerostomia e o mau hálito

4 comentários

  • Dra. Paula,

    sofro com boca seca há muitos anos e não sabia que que era. Consultei vários otorrinos e sempre achei que era inflamação na garganta. Há 1 mês, a situação piorou muito com as papilas gustativas inchadas, saburra na ligua e encontrei um caséo na garganta. Tomo muita agua todos os dias (aproximadamente 6 litros) porque o ressecamento na garganta é enorme. Busquei orientações na internet, pelas explicações e fotos do seu blog, consegui descobrir qual é o problema e preciso de ajuda. Você poderia me indicar um especialista em Brasilia?

    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

    Fernanda Requena.

    • Fernanda,
      Certamente, é necessária uma avaliação com um dentista para avaliar algumas condições específicas como o seu fluxo salivar, por exemplo.
      Atenciosamente,
      Daniela (cirurgiã-dentista)

  • doutora fiz o tratamento do mau halito mas nao adiantou nada
    nao sei mais como viver com isso nao aguento mais,pois meu pai gfastou mo grama com esse tratamento e foi em vo,ou seja outro intao nem pensar.oq eu faço?tipo eu como de 3 em 3 horas mas ae qundo da o horario de comer novamente e se eu num fizer isso so jesus com eesse mau halito,tenho uma viagem sabado pra eu ir comoq e vou?com ese mau halito?se eu como alguma coisa fico com mau halito imagina se eu viajar, aindaa mais com o pessoal da escola oq eu faço doutora pelo amor de deus.me ajuda doutora,pois estou perdendo a melhor fase d vida por causa disso.tenho problema com salivaçao,com caseo,tenho gastrite nervosa oq eu faço?eu tbm começei a usar listerine maldito diaaa,a profissional faloou q isso tbm foi uma das causas .obrigada

  • Ola, há cerca de um ano que comecei a ter uma tosse irritativa, que parece que tenho sempre qualquer coisa a picar. No entanto cheguei à conclusão que o que sinto é a garganta e o nariz muito secos. Mas não é sempre, acontece quando estou mais ansiosa ou nervosa. Também sinto muito quando estou a fazer ginástica que , não sei se é devido à respiração, fico muito seca mesmo ao ponto de querer engolir e não conseguir pois parece que fica tudo colado. Tenho de ir beber um golo de água para conseguir e depois assusto-me com a situação. já tomei medicamentos para o estômago, nomeadamente lansoprazol pois o otorrino disse que podia ser refluxo. Na verdade melhorei, mas continua a haver alturas em que sinto a garganta e o nariz mesmo secos, tenho de por um spray de água do mar no nariz e beber água e melhoro. E custa-me a engolir certos alimentos, e devido a isto como muito devagar, pois mastigo tudo muito bem com medo de me engasgar . O que posso fazer mais? Usar saliva artificial antes das refeições e ginástica? Muito Obrigada

Deixe seu comentário:

Saúde + Hálito


Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito, com informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções do sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Arquivos

Aproveite e leia também no blog Saudálito: