jan 23, 2009
Paula Rollemberg

Corrimento nasal posterior


Depois de já ter falado anteriormente sobre a importância do tratamento multidisciplinar da halitose, trato hoje de um assunto especificamente da medicina na área do otorrinolaringologistas.

Corrimento nasal posterior é uma secreção que persiste em ficar localizada na garganta e causa aquela reação famosa do “rãn rãn”. É relativamente simples de explicar, mas não fácil do paciente identificar sozinho.

Esta secreção é de volume médio e espesso, causado por uma infecção bacteriana nasal, com odor desagradável que é exalado pelo paciente na forma de mau hálito.

Quando diagnosticado pelo profissional de halitose, o encaminhamento ao otorrino é de suma importância para que assim este contribuidor do mau hálito seja corrigido de maneira correta e eficaz.

fonte da imagem: (Flickr: andreasnilsson1976)

Veja também:

  1. Qual o maior descuido dos dentistas em relação à halitose?

43 comentários

  • Doutora…

    Me senti muito confiante ao ler seu blog, me animei para iniciar o meu tratamento pois a descrição do que é Corrimento nasal posterior que aqui encontrei, se encaixa perfeitamente no que eu sinto, e estou desconfiado que sofro desse mal, sinto um tipo de gosma que fica na garganta direto, sempre tenho isso, e tb minha saliva é muito pegajosa e tem mau cheiro, teria alguma relação com esse problema? Obg por esse serviço que vc disponibiliza a todos nós portadores desse terrível problema…

  • Olá Pedro! O melhor que fará é tirar a dúvida com um diagnóstico no seu Otorrino. Em caso negativo, deveria investigar se sua salivação está normal. Ela quando está viscosa e em baixa quantidade, pode acarretar vários probleminhas como a halitose. Obrigada pelo carinho e continue acompanhando o Saudálito! Abraços.

  • Olá! adorei o blog, mto interessante pra quem tem tantas dúvidas sobre o terrível problema halitose! pois bem, eu tb tenho uma dúvida… eu retirei as minhas amígadalas devido a grande formação de cáseos e o terrível mau hálito que eles provocavam, só que mesmo depois da cirurgia continuo com o hálito ruim. Minha língua é presa e tenho dificuldade de higienizar lá atrás, mas mesmo assim faço limpeza diária e tenho uma boa saúde bucal pois visito regularmente o dentista e sempre questionei com ele sobre isso mas, ele não conseguiu me dar nenhuma resposta convincente. A respeito desse corrimento nasal posterior ele causa halitose constante? será pq meu hálito continua ruim? por aqui onde moro não tem nenhum especialista no caso e o problema maior é que estou fazendo odontologia e não quero ser uma dentista com mau hálito né!! Obrigada e um grande abraço!!!

  • Olá, doutora

    Adorei o blog, de grande utilidade para nós, portadores desse terrível mal.
    Bom, eu me identifiquei com os sintomas de corrimento nasal posterior e procurei um otorrino. Fiz a videolaringoscopia e foi detectado que eu tenho refluxo esofago-laringeo. porém, a médica disse que isso não tem relação com o mau hálito. Fiquei em dúvida, a senhora confirma isso?
    A médica me orientou a procurar um gastro, uma vez que já fui a vários dentistas e não tenho nada.
    Obrigada!

  • Olá,doutora

    Gostei muito do blog,o relato que eu quero fazer é o seguinte;eu
    tenho os sintomas de corrimento nasal posterior,além de ser um respirador bucal(muitas vezes tenho cásseos);tenho refluxo também.Gostaria de saber se algum problema tem relação com outro.Peço uma orientação pois, ja procurei diversos especialistas,gastrico,otorrino(entre outros).Desde ja agradeço

    • Doutora me ajude por favor

      Não aguento mais essa gosma em minha garganta, chega até me sufocando, uma gosma mal cheirosa, difícil até mesmo de engolir, deixando ardencia na garganta, sempre piora ao engolir qualquer tipo de líquido, água, café, refrigerante, uma situação muito chata.

      Espero sua respota.
      um grande abraço

  • Dra. bom dia

    gostaria de saber como é diagnosticado corrimento nasal posterior pois fui em diversos otorrinos e até agora não consegui nada, minha dentista acha que tenho pois sinto uma coisa grossa por tras da garganta, me sufoga, é tipo cola dificil de engolir.
    não tenho mal hálito mas arde minha garganta, nariz e provoca dor de estomago.
    Por favor se vc puder me orientar.

  • olá.
    sinto uma necessidade constante de tentar soltar um corrimento que sinto na garganta, que varia de espessura consoante o clima . Durante o inverno passo muito pior,mais dificuldade em soltar e mais espesso, chega a sufocar-me. Durante o verão nem tanto. Tambem sinto que varia de posição.Quando está mais frio, sinto na parte de baixo da garganta e outras vezes vem mesmo parar a boca. sinto o corrimento a sair do nariz para a boca em forma mais liquida e transparente. Por vezes sinto correr um liquido para a garganta sobre o lado esquerdo o direito, com um sabor amargo e acido que me põe a tussir tanto ao ponto de me pôr os olhos em lagrimas. depois de tussir esse agro desaparece e essa crise, mas repete-se com frequencia mais ou menos de hora a hora.
    Se me puder ajudar gostaria imenso, já fui a alergologistas e autorrinos mas ainda não consegui tratamento eficaz.

    • Maria sinto a mesma coisa, conseguiu uma resposta para seu problema, se sim, me manda por favor

  • Caro Drº sofro também de corrimento nasal posterior, pois já estou me tranto há meses e ainda não otive resultados, isso me icomoda muito pois quando olho no espelho proximo a minha garganta sai umã secreção estranha com espessura grossa igual que sai do nariz quando o proprio está muito sujo, até em falar estar me atrapallhando, me ajudem por favor, já tomei varios remédios como Presidin desalex, um spray Omnaris, espero uma resposta CRISTIANO de Belford Roxo rj

    • Olá Cristiano! Na área de Otorrinolaringologia eu não posso atuar nem discuitr o que funciona ou não em vc. Mas se seu tratamento não está dando certo, existem algumas possibilidades, o medicamento pode não funcionar bem em vc, pode não estar usando corretamente o medicamento indicado, ou pode tb procurar uma nova opinião de outro Otorrino. Ás vezes precisamos procurar mais de um profissional,para encontrarmos aquele que indentificará melhor e mais eficazmente o problema. Como dentista, mesmo especialista em Halitose, não medico meu paciente na área de Otorrinolaringologia, passo para quem é especialista e capacitado no assunto. Boa sorte, abraços Paula! Continue acompanhando o Saudálito.

      • Uma boa noite de sexta feira toda especial para a senhora Dra.!!! Muito obrigado pelo blog, que é de utilidade pública e deveria receber apoio financeiro das autoridades de saúde. Só quem passa pelo problema, pra saber da dificuldade em trocar idéias, das decepões com tratamentos frustrados, e da busca insessante de auto-motivação para não parar no meio do caminho e assumir de uma vez por todas que esse mal não tem cura. Só com intervenção Divina pra prosseguir lutando. Descobri esse blog hoje, depois de uns 3 anos de pesquisa sobre tratamentos (e após ter feito alguns) e estou muito feliz, em saber que pelo menos, existe um lugar comum para compartilharmos experiências e conhecimento. Por isso, duvido que a Dra. tenha a real noção de refúgio que esse canal nos proporciona. Já sou seu seguidor no twitter, e gostaria de saber onde encontar canais de contatos profissionais com a sra., tais como telefone do seu consultório, e em que localidade de São Paulo a sra. está atendendo.

        Muito obrigado, e parabéns pelo trabalho!
        Seu mais novo fã.
        Fernando.

      • DRA ESTIVE EM UM OTORRINO NA ULTIMA TERÇA FEIRA DIA 08-06-10, ELA ME FALOU QUE ESTA SECREÇÃO QUE ESCORRE PELA MINHA GARGANTA NÃO TEM CURA, O UNICO MEIO DE AMENIZAR ESTES SINTOMAS É USAR SORO FISIOLÓGICO PELAS NARINAS, E UM ESPRAY CHAMADO RILAN DE 4%, ISTO É VERDADE EU VOU TER QUE CONVIVER COM ISTO PRA VIDA TODA ME AJUDE, UM ABRAÇO CRISTIANO DE BELFORD ROXO RJ!!!

        • tenho secreção que escorre pela garganta, ao acordar tenho que correr para cuspir, ajude-me. o que faço. já fui aos otorrinos várias vezes sem solução.

  • Olá. na verdade eu queria fazer uma pergunta.
    Sempre quando fico um pouco resfriada, sinto dores de cabeça ( na parte de trás),dores nas pálpebras e um pouco de tonturas. Já fiz exames e sei que não é labirintite. O que você acha que pode ser?

    • Olá Aline! É totalmente inviável para vc qualquer opinião sem que vc seja examinada pessolamente. O correto é que seja examinada por um bom clínico ou um otorrino, no momento em que vc estiver nas crises de resfriado. Todo profissional se abstém de dar consultas sem ver o paciente. É para o bem e saúde dele! Abraços e continue acompanhando o Saudálito

  • Boa noite…
    Convivo com um gosma na garganta quase 24 horas, a qual não consigo cospí-la tenho que sempre estar engolindo, e quando dormindo percebo que o melhor lado para estar engolindo esse tipo de uma pequena gosma e sempre o lado esquerdo da garganta pq isso…. ah as vezes me dá mau halito, quando estou horas sem se alimentar… me ajude

    obrigado e um grande abraço
    …. e boas entradas

  • Vera Lucia

    Dra por favor me esclareça, meu nariz repucha muito por conseguinte, céu da boca até a nuca, fica um muco grudado na garganta que não consigo engolir e nem soltar, já fui em diversos otorrinos e não acham nada seria isso o corrimento nasal posterior?
    se vc puder me dar maiores informações, as vezes acho que tenho problemas na mandibula nos ossos da face porque tudo repucha e cada vez mais forma esta secreção

    obrigada

  • Olá doutora, boa noite. Estou sentindo meu nariz repuchar também, e fica um muco grudado na garganta que não consigo engolir e nem sotar. Por causa disso, estou sentido meu coração bater de forma estranha, chegando me incomodar. Quando deito pra dormir sinto piorar. Isto está me preocupando porque os sintomas são frequentes.
    Obrigada!!!!!!!

  • há 13 anos exalo um odor ora de animal em decomposiçäo, ora de flatulëncia. Tenho gotejamento pós-nasal e as pessoas em voltam quasem vomitam de täo forte é esse cheiro. Vivo isolada do mundo. E humilhada.

    • Olá Nice! Tudo bem?
      Vc já procurou algum tipo de tratamento?
      O isolamento com certeza a impedirá de ficar boa deste problema. Não se esconda e profissionais existem para isso, tratar problemas que aparentemente não são fáceis de resolver aos olhos dos leigos.
      Aguardo notícias!
      Abraços Paula

  • Olá doutora,enviei email dia 27 mas acho que estou com problemas no sistema de envio. Gostaria muito de contar minha patética história para alguém que näo vai rir e dizer que é coisa da minha cabeça.

    • Olá Nice! Não recebi nada seu, só esta msg agora e o relato anterior. Caso queira reenviar, fico no aguardo. Abraços Paula

  • Olá!! Dra. Paula onde posso te encontrar em SP? pode me passar o endereço e fone do seu consultório? gostaria muito de me consultar com Você!!! Grata,

  • Olá Dra Paula! Primeiramente gostaria de dizer que esse blog é muito importante ,pois quem sofre de mal hálito tem dificuldade de buscar ajuda,inclusive porque são inumeras as causas e pouca gente tem encontrado solução. Eu sou mais uma que estou sofrendo com esse problema,percebi desde os meus 12 anos quando uma colega perguntou se eu estava com algum dente podre porque meu halito era ruim.Fui ao dentista ,ele me encaminhou para o gastro que fez exames e, como não foi detectado nada fui encaminhada ao otorrino.Fiz gargarejos de manipulação,bicarbonato com AAS,tomei omeprazol pra refluxo,etc. Enfim,retirei as amigdalas e como nada foi solucionado procurei um especialista em Halitose que fez um teste que constatou que minha salivação é baixa,mesmo apos as orientaçoes dele nao obtive resultado.Hoje estou com 25 anos e continuo sofrendo ,pois minha lingua tem muita saburra que é eliminada com a higiene bucal,porem uma hora após não dá pra falar perto das pessoas,isso é péssimo.Con tinuo minha luta em busca de solução.Será que isso está ligado com nosso sangue?Que remedio eu poderia tomar ,além da higienização e beber muita agua ?Se puder me ajude.Obrigada!

  • Olá Drª, meu pai tem 74 anos, ele tem uma gosma na garganta que quando cospe é tão espessa e transparente, não tem mal cheiro , ele, para nos explicar como é essa baba, pega na mão e puxa, ela espicha tanto que parece uma goma, isso tampa a respiração, fica tão desesperado, pois pensa que vai morrer, ele desconfia ser alergia, já fomos em vários expecialistas, ele conta exatamente como estou relatando, mas mesmo assim não tivemos resultado. aguardo sua resposta. Obrigada.

  • Não sei o que esta acontecendo mas tenho uma secreção que parece escorrer do nariz para a garganta mas que não é possivel engolir e nem cuspir …´por favor me ajude em saber o que é ? Aparece sempre a noite e não me deixa dormir me "sufocando". Obrigado desde já.

  • ESTOU COM UM PROBLEMA A DIAS ALIAS A MESES SÓ QUE TEM TEMPO QUE SOME DEPOIS VOLTA SINTO MINHA GARGANTA SECA PRINCIPALMENTE A TARDE E PARECE QUE TEM ALGO QUE ESTÁ GRUDADO NA NARINA QUE TENTO ENGOLIR CHEGO ATÉ TER ANCIAS PQ O TROÇO NÃO SAI A NOITE FICO MUITO SUFOCADA NÃO TENHO DOR NEM MAL HALITO MAIS ISSO INCOMODA DEMAIS POR FAVOR ME AJUDEM

  • Olá Dra. Estou em desespero, pois quando se aproxima a hora de dormir, minha saliva fica grossa e espessa… parecendo um gel, pára na garganta e tenho a sensação de que vou morrer afogada. As vezes estou dormindo e acordo praticamente afogada pela saliva que não passa pela minha garganta e não volta para que eu possa expelí-la. Já foi ao médico mas ele disse disse ser normal. Como pode ser normal? Se eu nunca tive isso e agora sofro só de pensar na chegada da noite… grata. Gisele

  • Um relato:
    Um mau hálito pode ser um indicativo de vários problemas.
    Descobri que tenho câncer epidermóide verrugoso na fossa nasal.
    Tudo começou (8 meses) com mau hálito quando o nariz ficava entupido.
    Sempre busque ajuda médica quando mau hálito persistir.

  • Doutora,sofro com este problema há algum tempo,não sei mais o que fazer,as fezes acho que fiz alguma coisa pra merecer isso.
    Peço ajuda para resolver esse problema,algum remédio ou algum tratamento.Pois antes eu não tinha isso foi de uns 2 anos pra cá.

  • Adorei esse bloq.
    Finalmente entendi o que acontece comigo.
    Tenho 28 anos, sempre sofri com isso.
    Diante da explicação sei qual especialista procurar pra solucionar o meu problema.

    Obrigada.

  • Doutora,
    Na busca por explicações para minha situação de saúde, encontrei seu BLOG, com casos bastante semelhantes ao meu. Tenho uma secreção nasal que se aloja na garganta e parece clara de ovo. É constante, e provoca o pigarro. Apresento disfonia vocal espasmo glótico e esta secreção atrapalha muito no minha produção vocal. O otorrino diz que pode ser refluxo laringo-faríngeo e estou tomando omeprazol 2x ao dia. Só que fiz a endoscopia e não apareceu nada. Sabe se existe outro tipo de exame que eu possa fazer. Estou impedida de realizar minhas funções profissionais. Estou buscando por ajuda urgente!!!!
    Obrigada desde já!!

  • Oi doutora, preciso muito da sua ajuda..tenho a saliva muito grossa e pelo q li no site, o meu problema é corrimento nasal posteiror..queria algumas dicas de tratamento em casa para amenizar esse problema, sofro muito com isso..me ajude por favor.
    abraços!!!

  • Doutora, tenho uma cola espessa como chiclete na garganta e nas narinas. Sinto sensação de sufocamento 24 horas por dia.
    Já consultei 2 otorrinos, alergologistas,penumologista, cardiologista, homeopata e ninguém consegue resolver meu problema.
    Tenho hérnia de hiato e estou tomando pantoprazol porque disseram que as vezes o refluxo causa essa sensação. Mas não está adiantando.
    Gostaria de saber se a senhora tem algo a me dizer.
    Grata,
    Dalva

  • oi tambem tenho hj 34 anos e desde q me entendo por gente tenho mal halito ..ta fazendo 15 dias q retirei minhas amigadalas pq o doutor pensou q iria melhorar tenho me sentido muito so pq da vergonha deste cheiro horrivel q sai da minha boca como se fosse cachorro molhado .nao sei masi o q pensar ou fazer minha saliva e visciosa…alguem tem ideia de cmo sanar este problema urgente….

  • Dra. tenho um problema que venho a muito tempo e põe tempo nisso tentando tratar mas nunca consegui resultado, agora vendo esse comentário sobre o corrimento nasal posterior me dei conta que posso ter isso, tem sempre algo descendo pela minha garganta como se eu estivesse sempre gripada e um pigarro que não me deixa as vezes fico tentando engolir alguma coisa que parece estar agarrada em minha garganta piora muito a noite quando deito, é só deitar e sinto uma pressão em cima do nariz e uma queimação tipo ardência e minhas narinas tampam completamente não sei mais o que fazer fui em um Otorrino particular diga-se de passagem falam que é um dos melhores dentro de Petrópolis fiz raio X, exame de sanque para descartar alergias mas ele em nenhum momento mensionou sobre esse corrimento posterior como eu disse que a pressão se ecaminha para dor de cabeça e que tomando Neosaldina eu melhoro ele disse que tenho enxaqueca e me receitou Vertix, acho até que tenho enxaqueca também mas o problema do Nariz tampar e a secreção posterior continuaram. O que a Sra me aconselharia? não estou mais suportando isso e o pior que cada vez que vou ao médico é um bom dinheiro que gasto as vezes até sem poder.
    desde já agradeço sua atenção, e fico aguardando uma resposta

    Abç
    Régia

  • TENHO O PROBLEMA E QUERO COMPARTILHAR COM VCS ALGO QUE PODE SER RELEVANTE…DÊEM UMA OLHADA.
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20

  • TENHO O PROBLEMA E QUERO COMPARTILHAR COM VCS ALGO QUE PODE SER RELEVANTE…DÊEM UMA OLHADA…MUITO BOM

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20

  • DRA. PAULA, TENHO O PROBLEMA E ACHO QUE ISSO PODE SER RELEVANTE. DEPOIS DE VER ESSE SITE COM VÁRIOS TIPOS DE RINITES, E LER OS DEPOIMENTOS AQUI RELATADOS, ACREDITO QUE MUITOS PROBLEMAS PODEM SER DECORRENTES DESSE MAL, POIS É UM FOCO DE BACTÉRIAS QUE SE PROLIFERA EM TODO SISTEMA RESPIRATÓRIO E DIGESTIVO, CAUSANDO GASES E ASSIM GERANDO OS TAIS REFLUXOS, CÁSEOS, SABURRA, SECREÇÃO NA GARGANTA….
    BOM, ESPERO QUE ISSO NOS AJUDE E A AJUDE NO ESCLARECIMENTO DESSE MAL QUE PREJUDICA TANTAS PESSOAS.
    http://www.brasilmedicina.com/especial/oto_t1s7s4

  • Dra. Paula noto que tenho uma secreção na garganta que quando eu pigarreio ela sai tipo uma gosma que repuxa branca, muito nojento, não sei o que é isso fui ao gastro e ele disse que poderia ser refluxo, mas não sei ao certo, parece que vou juntando saliva tipo tentando engolir algo que fica agarrado, porém não sinto esses sintomas descritos acima como ardência no nariz, não tem mau cheiro essa secreção mas porém meu marido diz que tenho um pouco de mau hálito.
    O que poderia ser?

  • Bom dia doutora! Pelo o que eu percebi tem muita gente com o meu mesmo problema, essa gosma que tenho na garganta me incomoda bastante, já passei por vários profissionais, já gastei com muito medicamento… Esta me chateando muito esse problema e esta ficando difícil de resolver, pois vou ao otorrinolaringologista e ele me diz que pode ser renite e me passou uma bateria de exame e vários medicamentos, após meu tratamento me diz pra procurar um gastroenterologista, fui ao gastro e fiz endoscopia, fiz uma bateria de exames tomei vários medicamento e apos o tratamento ele me diz que esse problema é com otorrino… Só sei que ate agora não resolvi esse problema… Pode sugerir algo? Desde já agradeço Nando_piri@hotmail.com

  • Ótima publicação!! Irei marcar um otorrino urgente, são os sintomas que sinto e o bendito “hãn hãn”
    Abraço

Deixe seu comentário:

Saúde + Hálito


Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito, com informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções do sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Arquivos