nov 17, 2008
Paula Rollemberg

Estômago: o maior mito do mau hálito

estomagoAlém de ser o maior mito, posso dizer que também é o maior injustiçado: estou falando nada mais nada menos do nosso querido estômago. Este que há tempos vem tomando a responsabilidade de 100% dos casos de mau hálito por aí. Para a felicidade dele, hoje já não carrega esta culpa, pois estudos científicos em torno deste assunto fizeram cair por terra tal calúnia.

Como fora dito antes, não é no estômago que ocorre a absorção dos alimentos e seus odores (nem tampouco o seu transporte, já que é distribuído pela corrente sanguínea).

Na verdade, o que faz o estômago adoecer pode causar a halitose também. E estou me referindo aos alimentos causadores de mau hálito, bebidas alcoólicas, remédios e estresse emocional, entres outros.

Ou seja, não existe nenhum papel do estômago no mau hálito, a não ser pelo cheiro de um arroto ou vômito, que não é característico de senti-lo no momento de uma conversa, uma vez que, em condições normais, a passagem do esôfago está fechada.

O único caso de maior cuidado neste assunto são pessoas portadoras de refluxo gastro-esofágico, que se tornam uma exceção à regra, mas ainda sim não fazem do estômago o seu vilão.

Fonte da imagem: Spackel

Veja também:

  1. Alimentos que causam mau hálito
  2. Como o cheiro dos alimentos é eliminado por nós?
  3. O mau hálito é antiqüíssimo…
  4. Por que falar de mau hálito?

16 comentários

  • Olá Dra. Primeiramente parabéns pelo trabalho sério e competente que a Sra. realiza com o blog! ajudando aqueles que sofrem com esse terrível problema e a também desmitificar esse problema que ainda é muito pouco conhecido por nós. Vou contar um pouco da minha estória.
    A alguns anos atrás descobri que tinha caseos amigdaliticos, então realizei a cirurgia de retiradas das amigdalas e tudo certo, ok? mas não, descobri também que sofro de refluxo gastro-esofágico, e o pior, além de ter mau-hálito quando respiro exalo pelo nariz um odor mto desagradável. Gostaria de alguma informação sobre do que se trata esse problema. Mto Obrigado.

  • Olá, Amanda

    O que posso recomendar a você no momento é que esse cheiro desagradável que sai pelo nariz pode se sugerir algum problema na área de otorrinolaringologia. Os problemas mais comuns são: sinusite, rinite alérgica, corrimento nasal posterior, que podem apresentar quadro de odor fétido exalado pelo nariz. e maneira imediata, recomendo consultar com um otorrinolaringologista se você tem algum problema nasal. Obrigada pela sua mensagem!
    Abs, Paula Rollemberg

  • Olá, Dra

    Quando eu era criança tinha refluxo, mas nao fiz nenhuma cirurgia.
    Recentemente, sinto o que como voltar, principalmente quando deito ou abaixo, dores no estomago, e também sempre estou com algum problema na garganta e fico doente muito fácilou fico rouca.Tenho mau hálito muito forte,limpo a língua mas não adianta.
    Fiz endoscopia e nao deu nada. Nada de refluxo.
    Um amigo disse que tnha o mesmo problema e que o refluxo pode estar relacionado cm esses problemas na garganta, tosses e roquidao e o mau hálito também. Vou ao dentista mas nao tenho nada. Será que posso ter refluxo? Será que o mau hálito esta relacionado ao refluxo?
    obrigada.

  • [...] O refluxo gástrico-esofágico atinge um número grande de pessoas e muitas não se tratam corretamente. Entretanto, é um erro [...]

  • gostaria de saber mais sobre refluxo gástrico-esofagico.estava lendo e acho que posso esta com ese problema ,pois minha higiene bucal e bem feita.
    minha boca fica seca ,e com um cheiro desagradavel.

  • ola!!!

    a poucos dias comecei a senti um gosto amargo na boca, e u mau halito q nao tinha. pois faço a higiene bucal como e recomendado gostaria e saber o q e isso, e qual tratamento adeguado para resolver.

  • Olá, desde ne nova percebo que as pessoas falam se distanciando de mim, eu mesma nunca senti nada em mim mesma, mas percebo que quando falo as pessoas se afastam. Tenho uma higiene bucal muito boa. Fiz uma endoscopia e acusou Gastrite; Tenho costume de dormir de boca aberta por causa da respiração. Sinto minha boca muito seca 24 hs, quase não tenho saliva. Tem cura!? Por favor, me ajude! Grata!

  • BOM DIA.

    Como estamos fslsnfo de mau hálito, o meu caso seria, que quando faço consumo do FEIJÃO, fico com mau hálito, por esse motivo que, deixo de consumir .
    Acho deságravel ficar com esse sintoma, pois sou casado e tenho duas meninas de 6 e 10 anos, sempre peço que quando o papai estiver com mau hálito, avisar, assim posso controlar, tentar aliviar, escovando novamente os dentes, chupar balas.
    Para verificar se não é o estomago, que tipo de exame é chamada ?
    Agradeço desde já, pela atenção.
    Não sou fulmante.

    Obrigado.

  • olá!Depois de uma cirurgia de amigdalite tomei muitos antibióticos e não me alimentava bem devido a dor que sentia para engolir.Depois que os remédios terminaram comecei a sentir um gosto amargo e salobro na boca dia e noite e não sinto mas o gosto dos alimentos,principalmente doces.Qual seria o motivo desses sintomas ,pois passaram-se 25 dias e ainda continuo com os mesmos sintomas e me sinto muito mal por isso.
    é horrível comer e não sentir o gosto dos alimentos,por favor preciso de uma orientação,pois já tomei chá,remédios pro fígado e estômago,mas até agora nada mudou.

    agradeço desde já pela resposta!

  • ola doutora,bem eu fiz o tratamento de halitose em uma clininca especializa mas nao adaintou nada oq e faço?

  • Olá Letícia!
    Pelo que vi vc é da região de Uberlândia não é?
    Só conheço duas especialistas em Halitose em Minas.
    O tratamento de halitose é como um regime, se vc não cumprir etapas e não tiver disciplina fatalmente engordará.
    Ou seja, quem sofre de halitose, geralmente tem um fator que desencadeia o mau hálito e se facilitar ele aparece, assim como quem tem tendência a engordar, não pode se dar o luxo de comer além da conta, entende?
    Não sei como foi seu tratamento, mas esta é a realidade de alguns pacientes com halitose.
    Abraços Paula

  • Bom, já havia deixado um recado anteriormente…. qual é o tratamento básico pra se tomar em relação aos meus "sintomas"?
    Tenho uma higiene bucal muito boa. Fiz uma endoscopia e acusou Gastrite; Tenho costume de dormir de boca aberta por causa da respiração. Sinto minha boca muito seca 24 hs, quase não tenho saliva.
    Tem algum medicamento que eu possa tomar que amenize o mau hálito!?

    Grata!

  • ola!!!

    a poucos dias comecei a senti um gosto amargo na boca, e um mau halito q nao tinha. pois faço a higiene bucal como e recomendado gostaria e saber o q e isso, e qual tratamento adeguado para resolver.

  • Olá Dra.

    a poucos dias comecei a senti um gosto amargo na boca, e u mau halito q nao tinha. pois minha namorada tenhe esse problema,só que eu faço a higiene bucal como e recomendado gostaria e saber o q e isso, e qual tratamento adeguado para nós dois resolvermos isso.

  • Bom Dia minha linda,Tenho uma higiene bucal muito boa. Fiz uma endoscopia e acusou Gastrite; Tenho costume de dormir de boca aberta por causa da respiração. Sinto minha boca muito seca 24 hs, quase não tenho saliva.
    Tem algum medicamento que eu possa tomar que amenize o mau hálito!? obrigada

  • estou sentindo um gosto acido e amargo na boca o que pode ser.

Deixe seu comentário:

Saúde + Hálito


Saudálito é um blog sobre o tema halitose e assuntos relacionados ao mau hálito, com informações didáticas e dicas sobre este problema bastante corriqueiro na vida de todos, visando o esclarecimento acerca dos possíveis tratamentos e prevenções do sintoma. Para informações sobre atendimento clique em Contato.

Arquivos

Aproveite e leia também no blog Saudálito: